Poemas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Boas Férias!



Crédito da foto: Jairo Freitas



Boas Férias!
É o que nós, professores e alunos, desejamos uns aos outros nos últimos dias de aula do segundo bimestre de 2011. Se bem que férias mesmo, ao pé da letra, só acontecerão no fim do ano, ou melhor, em janeiro do ano que vem. Aí, sim, teremos um período de, pelo menos, um mês de descanso merecido e necessário para que professores e alunos restabeleçam os ânimos e recarreguem as energias.
Mas, férias de verdade aconteciam no meu tempo de estudante. Aquilo que era vida! Os bimestres eram contados literalmente, ou seja, dois meses para cada bimestre - conforme era de se esperar. O primeiro bimestre se iniciava em março e ia até o final de abril. O segundo, de maio a junho. Depois, tínhamos aquele período integral de férias no mês de julho. Férias de um mês! Todos nós descansávamos o suficiente para voltarmos às aulas com bastante fôlego e muitas ideias criativas. É claro que falo com a visão de adolescente despreocupado com a carga horária anual ou se cumpriremos ou não os duzentos dias letivos obrigatórios por lei.
Depois das férias iniciavam-se os dois últimos bimestres: o terceiro, de agosto a setembro e o quarto, de outubro a novembro. E era a partir daí que começava a euforia, pois a expectativa de não ficarmos em recuperação no final do ano aumentava, a cada dia,  já que só ficariam estudando no início de dezembro apenas os alunos que não alcançassem a média para aprovação final. De fato, a maioria dos alunos estudava muito para não fazer parte desse grupo desafortunado de alunos em recuperação em pleno mês de dezembro. Quem passava direto já podia entrar de férias logo no início do mês. E esse era o objetivo da maioria de nós. Assim, o ano letivo era de oito meses completos divididos em quatro bimestres apenas e ficávamos em casa durante quatro maravilhosos meses. Particularmente, acredito que nenhum de nós, ex-alunos de colégio público, que tenha  mais de 45 anos, seja mais incompetente  do que os alunos atuais. 
Como foi, então,  que surgiu essa história de bimestres com mais de dois meses?  Vai saber!
Aos colegas de profissão e a todos os alunos, desejo que aproveitem esse período de recesso não só para o merecido descanso, mas também para cuidar da saúde, a fim de voltarmos bem as nossas atividades educacionais.

A todos, um bom recesso!
Abraços. 
 Profª: Janea Dias
FONTE: Blog da professora Janea Dias (Texto revisado)

A Raposa e o Leão



Os pequenos deslizes cometidos pelos alunos no que se referem à grafia, acentuação, divisão silábica e outros serão sanados ao longo do ano letivo, e assim eles poderão refazer os seus textos aprimorando-os ainda mais.

Profª Janea Dias

O Leão e o Tigre

Os pequenos deslizes cometidos pelos alunos no que se referem à grafia, acentuação, divisão silábica e outros serão sanados ao longo do ano letivo, e assim eles poderão refazer os seus textos aprimorando-os ainda mais.

Profª Janea Dias

sábado, 9 de julho de 2011

A Raposa e a Lebre


O Cão e o Gato


O Lobo e o Patinho


O Gato e o Rato




O Rato e o Gato


A Aranha e o Porco


O Macaco e o Esquilo


domingo, 3 de julho de 2011

O Gato e o Rato


O Pássaro e o Esquilo


O Cão e a Barata


A Vaquinha e o Boi


O Peixinho e o Tubarão





A Arara e o Papagaio


O Pato e o Passarinho

Projeto Bimestral de Língua Portuguesa - 6º ANO/ 2º bimestre de 2011

Nome do Projeto 
Os Fabulistas da 602

Coordenadora do Projeto:
Profª Janea  Dias                                                                         
                                   
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Estadual Visconde de Cairu

Município:                                                 Região:
São João de Meriti                              Coordenadoria Regional 29 – Metro XI


Objetivo Principal do projeto: 
Tornar mais bem conhecido dos alunos o gênero textual  fábulas, bem como os grandes fabulistas, por exemplo: Esopo, La  Fontaine, Millor Fernandes e José Bento Monteiro Lobato.
 
Objetivos Específicos:
  • Aprimorar a leitura oral do aluno,  desenvolver suas habilidades  para uma escrita  mais formal, e  refletir e identificar a moral da história.
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de criar fábulas a partir de ditos populares como moral da história.
  • Reconhecer e usar com propriedade as letras maiúsculas e empregar corretamente sinais gráficos para indicar diálogo.
 
Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências da língua portuguesa e literatura referentes ao conteúdo do bimestre e do ano de escolaridade do aluno, em cumprimento às leis educacionais vigentes.

Público-Alvo:
Alunos da Turma 602

Detalhamento das ações:

  • Conversar com os alunos sobre o projeto e a participação deles no mesmo.
  • Organizar e dividir a turma em duplas para o desenvolvimento das fábulas e da ilustração.
  • Explicitação,  análise do gênero do texto em questão e exercícios do livro didático.
  • Promover atividades de pesquisa.
  • Promover leituras em classe de fábulas de Esopo e de outros fabulistas, envolvendo os alunos em atividades  de indentificação da "moral da história".
  • Produzir atividades de verificação de aprendizagem.
Produto Final:

  • Culminância do projeto: 29 de junho de 2011, em sala de aula. 
  • Nesse dia, os alunos confeccionarão fábulas utilizando  para tal: ditos populares, folhas de papel ofício coloridas - todas  padronizadas, lápis de cor, canetinha e qualquer outro material que os alunos julgarem necessário para a produção das gravuras. 
  • Como resultado final, todas as fábulas produzidas pelos alunos  serão escaneadas e postadas no blog da turma, valorizando,  assim, a interpolação (troca de ideias, experiências, vivências etc.) e promovendo a socialização dos textos produzidos. Além disso, no dia 09 de julho,  as fábulas serão expostas num "Varal de Fábulas", num grande evento que acontecerá na escola.