Prezados pais, esta orientação curricular postada abaixo tem como finalidade orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos, na disciplina de Língua Portuguesa, nesse 1º bimestre. Brevemente, postarei aqui as orientações curriculares dos bimestres seguintes.
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho que está sendo realizado em sala de aula com os alunos da turma 602. Qualquer dúvida, entre em contato.
Acompanhe o desenvolvimento do trabalho que está sendo realizado em sala de aula com os alunos da turma 602. Qualquer dúvida, entre em contato.
Língua Portuguesa e Literatura 6º ANO / ENSINO FUNDAMENTAL
1° Bimestre
Foco do bimestre: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, TIRINHA
Habilidades e Competências
Leitura
- Reconhecer os elementos da narrativa.
- Relacionar o texto verbal ao não verbal, como suporte para a compreensão textual.
- Reconhecer sentidos associados aos diferentes formatos de balão e tipos de letra empregados.
- Reconhecer sentidos criados pela pontuação expressiva.
- Reconhecer onomatopeias e outras representações sonoras.
Uso da Língua
- Reconhecer as marcas linguísticas de registro coloquial e de variedades regionais.
- Distinguir o sentido denotativo do conotativo.
- Identificar figuras de linguagem, (como hipérbole, metáfora e ironia) que produzem efeito humorístico.
- Usar os sinais de pontuação como indicadores de sentido.
Produção Textual
- Transformar pequenas narrativas em histórias em quadrinhos, fazendo uso de legendas, balões, onomatopeias e sinais gráficos (e vice-versa).
- Elaborar tiras a partir e ditos populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário