Quadrinhos Maneiros da Turma 602/2012
Coordenadora do Projeto:
Profª Janea Dias
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Estadual Visconde de Cairu
Município: Região:
São João de Meriti Coordenadoria Regional 29 – Metro VII
Objetivo do Projeto:
Tornar mais bem conhecido dos alunos os gêneros textuais histórias em quadrinhos e tirinhas, levando-os a reconhecer sentidos associados aos diferentes formatos de balão e tipos de letras empregadas, sentidos criados pela pontuação expressiva, onomatopeias e outras representações sonoras.
Tornar mais bem conhecido dos alunos os gêneros textuais histórias em quadrinhos e tirinhas, levando-os a reconhecer sentidos associados aos diferentes formatos de balão e tipos de letras empregadas, sentidos criados pela pontuação expressiva, onomatopeias e outras representações sonoras.
Justificativa do Projeto:
Reforçar
as habilidades e competências da língua portuguesa e literatura
referentes ao conteúdo do bimestre e do ano de escolaridade do aluno, em
cumprimento ao Currículo Mínimo da nossa rede de ensino.
Público-Alvo:
Alunos da Turma 602 do CE Visconde de Cairu/Metro VII
Detalhamento das ações:
- Conversar com os alunos sobre o projeto e a participação deles no mesmo.
- Organizar e dividir a turma em duplas para a confecção das tirinhas.
- Explicitação e/ou análise do gênero do texto em questão.
- Promover atividades de pesquisas na Internet, em revistas em quadrinhos da biblioteca da escola e em revistas em quadrinhos dos próprios alunos.
- Promover leituras de histórias em quadrinhos em revistas e em sites indicados.
- Produzir atividades de verificação de aprendizagem.
Produto Final:
- Culminância do projeto: 01 de junho de 2012, em sala de aula.
- Nesse dia, os alunos transformarão pequenas narrativas em histórias em quadrinhos, fazendo uso de legendas, balões, onomatopeias e sinais gráficos, utilizando para tal: folhas de papel A4 - todas com seis quadrinhos cada, com a mesma medida - lápis de cor, canetinha e qualquer outro material que os alunos julgarem necessário para a produção das gravuras.
- O desenvolvimento do projeto, no dia da culminância, será registrado e fotografado.
- Como resultado final, algumas das histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos serão divulgadas entre o corpo docente e em toda comunidade escolar. A seguir serão escaneadas e postadas no blog da turma, valorizando, assim, a interpolação (troca de ideias, experiências, vivências etc.) e promovendo a socialização dos textos produzidos.
Olá! Sou a professora Vilma e gostaria de saber como ficou o produto final deste projeto e como foi o desenvolvimento do mesmo.
ResponderExcluirObrigada pela ideia.
Olá, Vilma!
ResponderExcluirObrigada você por deixar um comentário aqui no blog. Eu e meus alunos agradecemos. Quanto ao projeto, este foi um sucesso. Pena eu estar sem tempo no momento para escanear os trabalhos e postá-los aqui. Você sabe, estamos quase no final do bimestre, portanto são muitas as nossas obrigações. Em breve eu farei isso, acredito que antes do recesso. Por enquanto você pode visualizar os trabalhos realizados no ano passado. É só ir em MARCADORES, Tirinhas Maneiras da Turma 602. Esse é o resultado do projeto original que produzi seguindo o Currículo Mínimo do ano passado. Neste ano, eu só adaptei o projeto para também se adequar ao CM.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Também fiz um vídeo com fotos tiradas durante a implementação do projeto no ano passado. Está em MARCADORES, Vídeos Projetos.
ExcluirAbraços.
Olá, Vilma!
ResponderExcluirObrigada você por deixar um comentário aqui no blog. Eu e meus alunos agradecemos. Quanto ao projeto, este foi um sucesso. Pena eu estar sem tempo no momento para escanear os trabalhos e postá-los aqui. Você sabe, estamos quase no final do bimestre, portanto são muitas as nossas obrigações. Em breve eu farei isso, acredito que antes do recesso. Por enquanto você pode visualizar os trabalhos realizados no ano passado. É só ir em MARCADORES, Tirinhas Maneiras da Turma 602. Esse é o resultado do projeto original que produzi seguindo o Currículo Mínimo do ano passado. Neste ano, eu só adaptei o projeto para também se adequar ao CM.
Espero ter ajudado.
Abraços.