Nome do Projeto
Criando ou Alterando Regras do Jogo
Criando ou Alterando Regras do Jogo
Coordenadora do Projeto:
Profª Janea Dias
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Estadual Visconde de Cairu
Município:
São João de Meriti
Objetivo Principal do projeto:
Tornar mais bem conhecido dos alunos o texto instrucional, levando-os a reconhecer a finalidade desse tipo de texto.
Objetivos Específicos:
- Identificar as diferentes formas verbais utilizadas (imperativo e infinitivo) e os efeitos de sentido produzidos por elas.
- Reproduzir por escrito regras de jogos.
- Elaborar alterações de regras com justificativas relevantes.
- Reconhecer o gênero instrucional como um texto que tem a função de transmitir regras, instruções ou orientações.
Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências da língua portuguesa e literatura referentes ao conteúdo do bimestre e do ano de escolaridade do aluno, em cumprimento às leis educacionais vigentes.
Público-Alvo:
Alunos da Turma 602
Detalhamento das ações:
- Conversar com os alunos sobre o projeto e a participação deles no mesmo;
- Organizar e dividir a turma em grupos;
- Explicitação, análise do gênero do texto em questão e exercícios do livro didático;
- Promover atividades de pesquisa na internet.
- Produzir atividades de verificação de aprendizagem.
- Culminância do projeto: setembro de 2011, em sala de aula.
- Nesse dia, os alunos desenvolverão a atividade utilizando para tal folhas de papel A4 coloridas e padronizadas e dicionários.
- Os alunos optarão em criar um jogo e enumerar suas regras ou alterar as regras de um determinado jogo já existente.
- Como resultado final, todos os trabalhados produzidos pelos grupos serão escaneados e postados no blog da turma, valorizando, assim, a interpolação (troca de ideias, experiências, vivências etc.) e promovendo a socialização dos textos produzidos. Além disso, as fotos tiradas durante a culminância do projeto se converterão em um "vídeo projeto" da turma.
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