Poemas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Bimestral de Língua Portuguesa - 6º ano / 3º bimestre de 2011

Nome do Projeto 
Criando ou Alterando Regras do Jogo

Coordenadora do Projeto:
Profª Janea  Dias                                                                         
                                   
Escola onde o projeto será implementado:
Colégio Estadual Visconde de Cairu

Município:                                               
São João de Meriti                             


Objetivo Principal do projeto: 
Tornar mais bem conhecido dos alunos o texto instrucional, levando-os a reconhecer a finalidade desse tipo de texto.

 
Objetivos Específicos:
  • Identificar as diferentes formas verbais utilizadas (imperativo e infinitivo) e os efeitos de sentido produzidos por elas.
  • Reproduzir por escrito regras de jogos.
  • Elaborar alterações de regras com justificativas relevantes.
  • Reconhecer o gênero instrucional como um texto que tem a função de transmitir regras, instruções ou orientações.
 
Justificativa do Projeto:
Reforçar as habilidades e competências da língua portuguesa e literatura referentes ao conteúdo do bimestre e do ano de escolaridade do aluno, em cumprimento às leis educacionais vigentes.

Público-Alvo:
Alunos da Turma 602

Detalhamento das ações:

  • Conversar com os alunos sobre o projeto e a participação deles no mesmo;
  • Organizar e dividir a turma em grupos;
  • Explicitação,  análise do gênero do texto em questão e exercícios do livro didático;
  • Promover atividades de pesquisa na internet. 
  • Produzir atividades de verificação de aprendizagem. 
 Produto Final
  • Culminância do projeto: setembro de 2011, em sala de aula. 
  • Nesse dia, os alunos desenvolverão a atividade utilizando  para tal folhas de papel A4 coloridas e padronizadas e dicionários.
  • Os alunos optarão em criar um jogo e enumerar suas regras ou alterar as regras de um determinado jogo já existente. 
  • Como resultado final, todos os trabalhados produzidos pelos grupos serão escaneados e postados no blog da turma, valorizando, assim, a interpolação (troca de ideias, experiências, vivências etc.) e promovendo a socialização dos textos produzidos. Além disso, as fotos tiradas durante a culminância do projeto se converterão em um "vídeo projeto" da turma. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário