Poemas

domingo, 11 de setembro de 2011

Receitas Culinárias de Países Lusófonos Africanos

Antes das receitas, precisamos saber o que é lusofonia e quais são os países Lusófonos Africanos. Vejamos:

Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Goa, Damão e Diu, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe  e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.


Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, cujo acrónimo é PALOP, é um grupo formado por seis países lusófonos africanos formado em 1996. Cinco dos membros foram colônias de Portugal em África, que obtiveram a independência entre 1974 e 1975. O outro é a Guiné-Equatorial, que em 2007 adoptou o português como língua oficial.

Estes países, que se encontram organizados na Comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP), vêm firmando protocolos de cooperação com vários países e organizações nos campos da cultura, educação e fomento, preservação da língua portuguesa e pela União Européia e outros.
 


FONTE: Wikpedia

No site mencionado acima, há várias receitas culinárias de todos esses países lusófonos. No entanto, de acordo com as habilidades e competências a serem alcançadas nesse bimestre, pesquisaremos apenas as receitas oriundas dos países lusófonos africanos tais como: Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. O objetivo dessa atividade é que possamos reconhecer nestas as variações de linguagem e destacar palavras de uso cotidiano nesses países, mas desconhecidas e/ou raramente usadas no Brasil. 

Os alunos da turma 602, divididos em grupos de três a cinco componentes cada, iniciarão a pesquisa nos links listados abaixo. Cada grupo poderá escolher um ou mais países lusófonos  para que possam pesquisar suas receitas culinárias.

Então, mãos à obra! Ou melhor, às receitas.








FONTE: http://www.gastronomias.com

6 comentários:

  1. adorei... hoje passei para meus alunos uma pesquisa sobre receitas culinárias de países lusófonos africanos. vejamos se eles acham seu blog... abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio, Cristiane! Tomara que seus alunos encontrem o blog. Não sei se você já viu, mas coloquei um link do lado direito do blog, lá no alto, para um DICIONÁRIO de termos culinários Portugal/Brasil. Espero que eu tenha ajudado.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Nossa , amei se blog , me ajudou muito no meu trabalho , beijos.

    ResponderExcluir
  4. alguem me ajuda a minha prof passou um trabalho para pesquisar receita oriunda dos africanos mais eu nao acho em nenhum lugar poderia me ajudar

    ResponderExcluir